"O futuro esta nas pessoas que acreditam na beleza de seus sonhos."

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Gol... O utilitário que esta de aniversário....

O Volkswagen Gol, carro de passeio mais antigo do Brasil, faz aniversário...
Gol: 30 anos de um guerreiro
Um carro que já nasceu fadado ao sucesso. O Volkswagen Gol está completando 30 anos de história e é o carro mais vendido na história do automóvel no Brasil. Projetado e desenvolvido no Brasil para atender às necessidades do consumidor brasileiro, foi lançado em 1980. A quinta geração, moderna e espaçosa, é muito diferente daquele primeiro modelo, que no entanto era avançado para sua época e desbravou novos caminhos Brasil afora. Desde seu lançamento foram fabricadas mais de 6 milhões de unidades, a maior parte delas (mais de 5 milhões) vendida no mercado interno.

Nas grandes metrópoles ou nas menores e mais remotas cidades, o Gol faz parte da paisagem brasileira. Está na garagem de milhões de famílias, mas também é um veículo de trabalho, usado para deslocar trabalhadores e seu equipamento, em entregas urbanas, como táxi, auto escola, viatura policial e um inúmeras outras aplicações.

O projeto do Gol começou em 1976 e seu desenvolvimento exigiu nada menos que um milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas, no Brasil e exterior, além de 200 mil quilômetros na pista. Sua primeira versão chegou ao mercado equipada com motor 1,3 litro refrigerado a ar. Com tração dianteira, suas linhas se modernas e aerodinâmicas se inspiravam nas do Passat, um dos carros mais modernos e admirados na época. 

Primeiro veículo da Volkswagen do Brasil concebido para dar origem a uma família de modelos, além de ser vendido também como furgão logo ganhou a companhia do sedã Voyage, lançado em 1981, que viria a ser exportado para os Estados Unidos com o nome de Fox. A Parati, sua versão station, chegou em 1982, consagrando-se logo como um dos veículos preferidos pelas famílias brasileiras.

A picape Saveiro, complementando a linha, foi lançada no mesmo ano.
Da primeira versão até o Novo Gol, a extraordinária história do carro preferido pelos brasileiros reflete também a evolução da tecnologia do automóvel. Ele foi o primeiro veículo nacional com injeção eletrônica (Gol GTI, 1989) e o primeiro com motor bicombustível (Gol Total Flex, 2003). Foi pioneiro também ao usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas e, em seguida, passou a contar com o motor turbo 1.0, também com 16 válvulas.
GOL ‘‘BOLINHA’’
A primeira grande transformação do Gol ocorreu em 1994, com a chegada de sua segunda geração. O design arredondado originou o apelido carinhoso de "Bolinha" e foi desenvolvido a partir de pesquisas visando A atender às sugestões de aperfeiçoamento dadas pelos clientes: mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído.
GERAÇÃO 3

Aparência mais dinâmica e esportiva foi a tônica da Geração III, que trouxe consigo uma grande evolução na qualidade no acabamento, perceptível desde as junções das chapas até os tecidos de revestimento. Com 70% das chapas zincadas e carroceria estruturalmente reforçada, o Gol Geração III foi o primeiro modelo nacional do segmento a oferecer garantia de cinco anos contra a corrosão.
A terceira geração do Gol foi a primeira a contar com o revolucionário motor 1.6 Total Flex, tornando-se o primeiro carro bicombustível do Brasil, em março de 2003.


GERAÇÃO 4 


Uma "cara" mais limpa, arredondada, reforçando as características já consagradas de robustez e esportividade do Gol, é a marca do Gol G4, a quarta geração, lançada em 2005. Uma nova traseira unia elementos circulares das lanternas e um novo aerofólio integrado à tampa do porta-malas. O para-choque integrado contribuía para uma maior sensação de volume, além de reforçar a visibilidade traseira.
NOVO GOL
GERAÇÃO 5
Pela primeira vez desde seu lançamento, um carro totalmente novo. Um passo ousado da Volkswagen: criar uma versão totalmente nova do modelo mais vendido no país. O Novo Gol introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente aumentando a disponibilidade de espaço e o conforto dos ocupantes. Além do novo design, o carro ganhou muito em segurança e dirigibilidade. O volume de vendas confirma que a quinta geração foi muito bem recebida pelos consumidores.

Sucesso em outros mercados

No mesmo ano do lançamento, 1980, foram enviadas 49 unidades do Gol para o Paraguai e Nigéria, abrindo caminho para as mais de 800 mil unidades exportadas até hoje para mais de 50 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. O Gol é o segundo carro mais exportado da marca e da indústria nacional, perdendo apenas para o Fox. O maior cliente internacional do Gol é a Argentina.

Séries especiais

A diversidade e o sucesso das séries especiais são características marcantes do Gol, que denotam a extrema versatilidade do modelo. Tudo começou com a série Copa, lançada em 1982, em comemoração a participação da Seleção Brasileira na Copa da Espanha. Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones, com 12 mil unidades comercializadas. No ano seguinte, o Gol Atlanta celebrava os Jogos Olímpicos disputados nos Estados Unidos.

A série Fun, lançada em maio de 2001, voltada ao público de espírito jovem, foi seguida pelo Gol Highway I e II, em 2001 e 2003, com motor 16 válvulas, e pelo Gol Rallye, em 2004, com suspensão elevada e forte estilo off-road, relançado em 2007.

Outra série especial acabou se tornando versão permanente: o Gol Power. Lançado em 2001, a versão nunca mais saiu de linha e continua no Novo Gol, com motor 1,6 litro. 


Reportagem feito por: Richard Wikerlam Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar